Grupo Chapéu de Bamba

Grupo Chapéu de Bamba
O grupo antes de uma apresentação.

Boas Vindas

Bem vindo seja quem vem por bem, quem vem pelo samba e pela música que celebra a amizade, o cuidado de si e do outro, o cuidado com a alegria.
O Chapeú de Bamba dedica-se ao bom samba, ao samba bom, bom de ouvir, bom de dançar.
Esperamos que o blog nos aproxime, espalhe a música e a nossa alegria. Vamos chegando e deixe seu recado.
Aproveite pra acompanhar a agenda do Chapéu de Bamba!

HISTÓRICO E PROPOSTA DO GRUPO

O Chapéu de Bamba surgiu das animadas rodas de samba em São Gonçalo, no fundo do quintal da professora Carmen lucia - sobrinha-neta de Lourival Inácio de Carvalho (o Louro), primeiro intérprete do samba-choro Urubu Malandro -, defensora do samba de raiz como fonte de pesquisa de nossa história e que reuniu músicos experientes, admiradores e excelentes intérpretes do samba carioca, como Wanderlei Monteiro, Dorina, Iracema, Mãozinha, Panela de Barro e Carlos Barata, atual intérprete do Grupo.

Tem como proposta o resgate da memória dos sambistas dos morros cariocas, através de suas composições que homenagearam o samba. Inclui compositores e composições clássicas e recentes do samba de raiz. Os arranjos musicais das apresentações do grupo valorizam a improvisação dos instrumentos de corda e percussão.

Seu repertório básico  inclui canções  de Luiz Carlos da Vila, Candeia, Roberto Ribeiro, Cartola, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho, Zé Keti, Almir Guineto, João Nogueira, João Nogueira, Luiz Ayrão, Wanderlei Monteiro, Luiz Melodia, Wilson Moreira, Dona Ivone Lara, Donga, Noel Rosa, além de composições próprias.

O Grupo Chapéu de Bamba iniciou suas apresentações nos palcos cariocas no ano de 2006, no bloco do Cordão do Prata Preta, no IPN (Instituto Cultural Pretos Novos) e outros palcos da cidade. Durante esse período também fez apresentações em Niterói e São Gonçalo.

Em fevereiro de 2010  começou a realizar várias apresentações na Estudantina Musical, na Praça Tiradentes. No final de abril, encerrando a temporada, recebeu no palco o ilustre sambista Nelson Sargento.  Voltou no mês de junho, a pedido da Estudantina, para liderar as Rodas de Samba de todas as sextas-feiras naquela casa. No dia 20 de agosto próximo passado, já na condição de grupo titular, Chapéu de bamba participou da homenagem ao cantor/compositor Luiz Melodia, na qual pode apresentar os arranjos musicais elaborados especificamente para aquela ocasião.

A composição do grupo é a mesma desde a sua criação: Valdeir - violão; Bira - cavaco e voz; Carlos Barata - surdo e voz; Waldenir - pandeiro e cavaquinho, Jorge Doguinha - tambora e surdo; Guedes - reco-reco, tamborim e agogô; Marcos Couto - bongô, tamborim, chocalho e agogô.